Para o professor ou grupo de professores da escola:

O EcoAtivos tem como objetivo estimular o desenvolvimento de projetos nas escolas para promoção de hábitos saudáveis e sustentáveis. Estes projetos serão inseridos no Desafio Criativos da Escola, que celebra e premia projetos protagonizados por crianças e jovens de todo o país que, apoiados por seus educadores, estão transformando as escolas, os alunos e suas comunidades.

O Criativos da Escola faz parte do Design for Change, movimento global que surgiu na Índia e hoje acontece em 59 países, junto a 2,2 milhões de crianças e jovens.

No Brasil, serão selecionados 11 projetos em 2018, os quais devem se destacar pelo protagonismo dos estudantes, pela empatia na construção da solução apresentada, criatividade e trabalho em equipe.

Conheça os projetos vencedores do Desafio Criativos da Escola 2016:

Para desenvolver seu projeto, leia o manual do Desafio Criativos da Escola:

Para escrever seu projeto, siga o roteiro das informações necessárias sobre a iniciativa em sala de aula ou na própria escola, no Desafio Criativos da Escola.

Detalhamento do projeto

  1. Qual foi a questão ou o problema escolhido por você e seus colegas para ser trabalhado? Por quê?
  2. Como foi o processo criativo de construção do projeto? (Conte-nos como vocês chegaram à(s) proposta(s) de ação, se ouviram outras pessoas envolvidas no tema, se fizeram pesquisas, etc.)
  3. Descreva as ações realizadas pelo grupo.
  4. Como vocês se mobilizaram para colocar o projeto em prática?
  5. Como foi essa experiência para você? Você se sentiu transformado? Consegue perceber se isso ocorreu também com seus colegas, com os educadores e outras pessoas da escola e/ou da comunidade? Como?
  6. Como seu professor colaborou na elaboração e na execução desse projeto?
  7. Informações adicionais (se houver)

Para saber mais sobre como inscrever um bom projeto, acesse:

http://criativosdaescola.com.br/5-dicas-para-inscrever-um-bom-projeto

Para o coordenador pedagógico da escola:

Além de participar das formações presencial e on-line, o Coordenador Pedagógico tem como promover reuniões com os professores que estão participando direta e indiretamente das formações do EcoAtivos.  Isto permite saber como eles estão percebendo os conteúdos e propostas educativas on-line, visando criar possibilidades de realização de projetos conjuntos que promovam hábitos saudáveis e sustentáveis. Todo este trabalho pedagógico deve considerar a utilização da metodologia da Flor da Cultura da Sustentabilidade, motivando a revisão e reconstrução do PPP – Projeto Político Pedagógico da escola.

Outro desafio do Coordenador Pedagógico é transmitir os conhecimentos e práticas da formação presencial e on-line para os demais professores. Para isso, vale pensar que qualquer professor pode participar da formação on-line, já que essa possibilidade será oferecida aos interessados. Porém, os certificados de participação neste caso, serão somente do Instituto Alana, sem o reconhecimento das Secretarias de Educação.

Para registrar os projetos realizados pelos Coordenadores Pedagógicos, haverá um formulário especial, cujas informações serão sistematizadas para elaboração do relatório final que será disponibilizado às Secretarias de Educação, assim como nos relatórios de resultados do projeto EcoAtivos para o PNUMA – Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente.