Em 10 de novembro, aconteceu o encontro presencial do EcoAtivos com representantes de quatro escolas participantes do projeto na cidade de São Paulo/SP, para conversar sobre a navegação no curso online “Educação para a Sustentabilidade”. Os docentes tiveram a missão de realizar a formação à distância e cursar pelo menos três módulos online, além de realizar projetos em suas escolas e se inscrever na Plataforma de premiação Criativos da Escola.
Como resultado, na rede municipal de ensino de São Paulo, 197 participantes concluíram os módulos obrigatórios, sendo que 16 completaram os oito módulos do curso. Das 81 escolas que participaram dessa fase de navegação, 32 preencheram formulário online demonstrando que realizaram os projetos nas escolas em 2018, e 22 se inscreveram na plataforma Criativos da Escola, para concorrer ao processo de seleção e premiação.
“Esse curso me fez repensar sobre a necessidade que sentimos de ter objetos e coisas, sobre a durabilidade delas e se é realmente necessário ter todas essas tecnologias. Me fez refletir sobre o tempo que passamos com as pessoas e, na escola, a necessidade de interação com o brincar e a utilização dos espaços livres para a convivência além dos conteúdos teóricos”, disse a professora Amilde Aparecida Moreira Franco, docente da Escola Municipal Arthur Azevedo.