Entre os dias 13 a 16 de março, o EcoAtivos realizou, em Salvador, a segunda formação presencial do projeto, que atua em 96 escolas do município. O encontro reuniu 381 participantes, entre professores, coordenadores pedagógicos, supervisores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação.
Acesse aqui o mapa das escolas municipais em Salvador participantes do EcoAtivos.
A formação promoveu o debate sobre o consumismo infantil por meio da exibição do documentário “Criança, a alma do negócio” e o diálogo após a exibição trouxe à tona diversos casos do cotidiano dos docentes.
Em seguida, foi aplicada a dinâmica da “Flor da Cultura da Sustentabilidade”, que traz sugestões sobre como aproximar as famílias das escolas, por meio do mapa dos saberes da comunidade – uma importante aliada para projetos e demandas das escolas. Os participantes foram convidados a construir a própria flor e, dentre os resultados, os temas mais abordados foram: Água, Espécies e Ecossistemas, Economia Local, Segurança Alimentar e Interação Humana.
A avaliação indica que as atividades propostas foram consideradas por quase 100% dos participantes como de alta ou média relevância. A grande maioria (95%) diz ter a intenção de desenvolver um projeto de Educação Ambiental. Dentre as motivações citadas, destacam-se: a conscientização dos estudantes e comunidade escolar com relação à preservação ambiental; a relevância do tema e emergência das questões ambientais; preocupações com a alimentação saudável; e o desenvolvimento de hábitos sustentáveis e questões relativas à realidade local em estão inseridas as escolas.