Nos dias 21 e 22 de maio, o Ecoativos realizou a formação presencial do projeto no Rio Grande do Sul. O evento ocorreu no auditório Paulo Freire, na Secretaria Estadual de Educação, em Porto Alegre, e envolveu professores, coordenadores e diretores de 41 escolas da rede estadual.
Acesse aqui o mapa das escolas participantes do EcoAtivos no Rio Grande do Sul.
Para iniciar o contato dos participantes com o tema do consumismo infantil, foi feita a exibição de parte do documentário “Criança, a alma do negócio”, que gerou um debate intenso e cheio de reflexões sobre o tema aplicado no cotidiano escolar e na vida pessoal dos docentes.
Em seguida, foi aplicada a dinâmica da “Flor da Cultura da Sustentabilidade”, que traz sugestões sobre como aproximar as famílias das escolas, por meio do mapa dos saberes da comunidade, que é uma importante aliada para projetos e demandas das escolas. Os docentes foram convidados a construir a própria flor e, dentre os resultados, os temas mais abordados foram Interação Humana, Energia e Tecnologia, Segurança Alimentar e Água.
A avaliação final da formação foi feita por 54 participantes, por meio de questionário online. O evento foi considerado por quase 100% dos presentes como de média ou alta relevância, assim como os serviços e os materiais entregues. Dentre os que responderam ao questionário, 61% já desenvolvem algum projeto de educação ambiental e 95% responderam ter o desejo de iniciar um novo projeto.