O projeto EcoAtivos realizou, entre os dias 7 a 30 de maio e de 3 a 31 de agosto, dez formações presenciais na cidade de São Paulo. Os eventos envolveram 80 escolas da rede municipal de ensino e contaram com a presença de 320 pessoas.
Acesse aqui o mapa das escolas municipais participantes do EcoAtivos em São Paulo.
Por meio do documentário “Criança, a alma do negócio”, o tema consumismo infantil foi apresentado aos participantes. De uma forma geral, houve um grande descontentamento por parte de todos, ao perceberem os efeitos da publicidade dirigida às crianças. Isso possibilitou a reflexão sobre a valorização de uma educação que rejeite o consumismo e promova a sustentabilidade.
Foi, ainda, realizada a dinâmica da “Flor da Cultura da Sustentabilidade”, que consiste numa sequência de perguntas feitas aos participantes sobre atitudes de sustentabilidade cotidianas a respeito de água, espécies e ecossistemas, economia local, energia e tecnologia, segurança alimentar e interação humana.
A avaliação sobre a formação foi respondida por 160 participantes. Destes, 84% professores, 14% coordenadores pedagógicos ou diretores e 3% funcionários da Secretaria de Educação. A avaliação indica que as atividades propostas na formação foram considerados por quase 100% dos participantes como de alta ou média relevância.