Nos dias 6 e 7 de fevereiro e 13 de abril, o Pará recebeu as formações presenciais do projeto EcoAtivos. No estado, o projeto atua em 36 escolas de ensino fundamental,que atendem mais de 12 mil estudantes. Os eventos reuniram na Escola Anísio Teixeira, em Belém, 204 participantes, entre professores, coordenadores pedagógicos, diretores, técnicos da Secretaria Estadual de Educação e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Acesse aqui o mapa das escolas estaduais do Pará participantes do EcoAtivos.
Ekaterine Karageorgiadis, coordenadora do programa Criança e Consumo, falou sobre o consumismo na infância a partir da exibição do documentário Criança, a alma do negócio. Muitos professores identificaram que questões retratadas no documentário são vivenciados por eles, tanto como docentes quanto como mães e pais.
A educadora ambiental do EcoAtivos, Leila Vendrametto, promoveu a dinâmica da “Flor da Cultura da Sustentabilidade’’, atividade que questionou comportamento e conhecimento básico sobre pontos diretamente ligados ao desenvolvimento sustentável. A partir das explicações, os participantes foram convidados a construir a própria flor, com base em suas próprias vivências escolares.
A maioria dos grupos optou pelo enfoque da Segurança Alimentar, denunciando os problemas que as escolas enfrentam em relação aos alimentos, como a falta de cereais, verduras e frutas. Alguns professores se queixaram sobre a falta de apoio da Secretaria Estadual de Educação do Pará para a aquisição de materiais para o desenvolvimento dos projetos. A equipe da Secretaria, presente no evento, acolheu as críticas e se comprometeu a reportar aos responsáveis.
A avaliação final da formação foi feita por 86 pessoas por meio de questionário online. Tanto a formação realizada em fevereiro, quanto o evento de abril foram considerados por quase 100% dos participantes como de alta ou média relevância. A grande maioria – 92% na turma de fevereiro e 98% na turma de abril – diz ter a intenção de desenvolver um projeto de Educação Ambiental. Dentre as motivações citadas, destacam-se a sensibilização e conscientização dos alunos e comunidade escolar para a temática, a melhoria do ambiente escolar e intervir na questão do consumo e produção de resíduos.