Parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação permitirá envolver diversidade de instituições de ensino
Em meados de 2017, a equipe do programa Criança e Consumo e do projeto EcoAtivos desembarcou em diferentes municípios para tecer os vínculos com as Secretarias de Educação que permitirão o projeto funcionar ativamente em 100 escolas de cada cidade. Em Belém (PA), a aproximação com a realidade educacional mostrou-se produtiva no contato com a Diretoria de Ensino e na visita a espaços de referência em educação ambiental e diferentes EMEFs e unidades de formação de professores.
A parceria com a Secretaria Municipal de Educação teve início em junho deste ano, em um contexto onde já existem iniciativas educacionais interessantes, como os projetos de horta, gastronomia e redução da obesidade infantil nas escolas, da Fundação Municipal de Alimentação Escolar, que melhorou a situação da merenda com alimentos in natura, ou o direito dos professores de ter 20% de seu tempo dedicado ao aperfeiçoamento na escola e planejamento pessoal. Mais de dois terços das escolas municipais estão situadas em ilhas ao redor de Belém!
No entanto, há cenários de pouca utilização de hortas, canteiros ou bibliotecas, que poderiam ser incrementados. “Todos demonstram muito interesse em participar, e entre a percepção da equipe esteve a importância de se doar livros para os projetos escolares”, diz Leila Maria Vendrametto, técnica e educadora ambiental do EcoAtivos.
Segundo Socorro Aquino Coutinho, diretora municipal de Educação, em breve a Secretaria irá fornecer Internet a todas as escolas municipais de Belém, graças a uma parceria com a iniciativa privada da área de comunicação, potencializando o ensino à distância e melhorando sua qualidade.
As visitas também aconteceram em escolas estaduais onde há interesse em revitalizar os espaços locais, além de escolas de inclusão, com projetos de educação ambiental, iniciando-se a parceria com a Secretaria Estadual de Educação.
Os caminhos para atuação nas 100 escolas de Belém começaram a ser traçados, prevendo-se o convite a maior diversidade de escolas, professores e gestores da rede municipal e estadual, critérios de seleção baseados na permanência dos professores nas escolas e seu interesse em desenvolver projetos, até a previsão de criação de uma comissão julgadora dos melhores projetos no município. Eles seriam divulgados na XV Mostra dos Saberes de 2018, que acontece sempre na Estação das Docas.
No plano estadual, o Secretário Adjunto José Roberto Silva envolveu diversas técnicas da Coordenadoria Pedagógica no processo, e um exemplo de envolvimento foi a ideia de divulgarem o Criativos da Escola e o VídeoCamp, ambos projetos do Instituto Alana, no próprio site da Secretaria.