Convite às escolas públicas da capital baiana deve atrair grande número de professores e gestores com interesse no tema
Em junho deste ano, o projeto EcoAtivos obteve uma importante conquista no elo com os gestores públicos do município de Salvador (BA) para a participação de professores e coordenadores pedagógicos na Educação para a Sustentabilidade. Foi tecida uma parceria que permitirá conhecimentos e atividades práticas, responsáveis por ampliar o repertório em sala de aula, segundo o Secretário Adjunto de Educação, Rodrigo Almeida. O EcoAtivos levará uma formação presencial e on-line para 100 escolas e 500 professores de Salvador com apoio da Secretaria Municipal de Educação.
A relação se inicia com o convite a mais de 320 escolas públicas, no segundo semestre de 2017, que serão selecionadas com base no seu interesse em participar do projeto, a continuidade da equipe escolar, a regionalidade e mesmo a habilidade com Internet e celular, para maior aproveitamento do curso. Isso porque, em fevereiro de 2018, acontece a formação presencial para 400 professores e 100 gestores educacionais e o conhecimento da realidade escolar é fundamental. O compromisso da rede já se revela na alimentação que será oferecida no dia, com lanches saudáveis e a busca por valorizar a cultura alimentar local, além de um evento de resíduo zero, ou seja sem uso de descartáveis.
A equipe de pedagogas da Secretaria também está animada para criar uma comissão que selecionará os melhores projetos socioambientais nas escolas e, ao final de 2018, irá reconhecer os 10 melhores projetos em um grande evento de celebração.
A diversidade de experiências de ensino é grande e a equipe do Instituto Alana descobriu mais sobre a realidade de algumas EMEFs, onde revelou-se forte interesse no projeto devido à importância de se abordar a relação com a natureza e os espaços verdes.