Iniciativa do programa Criança e Consumo irá formar 140 professores e coordenadores pedagógicos na cidade
Uma valiosa parceria com o município de Novo Hamburgo (RS) marcou o avanço do projeto EcoAtivos, que está mobilizando diferentes regiões do país para a educação voltada à sustentabilidade. A equipe do Instituto Alana assinou o Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Novo Hamburgo (RS) para atender 28 escolas municipais com o projeto, formando 112 professores e 28 coordenadores pedagógicos até julho de 2018.
Ao reconhecer o potencial de educadores e crianças, o projeto aposta na construção de ações concretas nas escolas para uma transformação nos estilos de vida atuais e futuros. Assim, o Instituto Alana, por meio do programa Criança e Consumo em parceria com o PNUMA – Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente por meio do “10 YFP – Global Action for Susteinable Consumption and Production – Susteinable Lifestyles & Educacion Programme”, está desenvolvendo o projeto EcoAtivos em 2017 e 2018, junto a 500 escolas pública no Brasil.
Foi possível revelar como o projeto impacta na prática do professor, dos coordenadores e da própria cultura escolar, em encontro com a Prefeita Fátima Daudt, a Secretária de Educação Maristela Guasselli, o Secretário de Administação Lineo Baum, a Diretora da Coordenação Pedagógica Neide B. R. Vagas, a Assessora da SMED Adriane Luisa Brevia, Isabella Henriques e Mônica Pilz Borba, ambas do Instituto Alana.
Diversas es escolas e suas equipes poderão participar do projeto, que propõe a capacitação dos professores e coordenadores por meio de metodologias inovadoras. A formação presencial acontecerá em 23 de março de 2018 e na sequência a formação on-line de 32h de “Educação para a Sustentabilidade” de abril a julho, apoiando a realização dos projetos nas escolas.
Como a Secretaria de Educação já promove a Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica anualmente, os projetos do EcoAtivos terão um espaço reservado na exposição. A secretaria irá avaliar os melhores projetos e Mônica Borba fará parte da equipe de avaliadores.
Na mesma ocasião, em novembro, aconteceu uma reunião para divulgação do projeto aos diretores das escolas municipais, com 49 diretoras e assessoras de 46 escolas municipais, além da Secretária de Educação Maristela Guasselli, Diretora da Diretora da Coordenação Pedagógica Neide B. R. Vargas, Pedagoga Adriane Luísa Brevia, Educadora Ambiental Adriana Rovêda Cornélius, Coordenador técnico pedagógico Carlos Batista Bach e Flavio Luiz Keller, e Mônica Pilz Borba.
Todas as diretoras das escolas demonstraram grande interesse em participar, expressando que desejariam a ampliação do projeto EcoAtivos à todas as escolas do município. Segundo Mônica, um dos diferenciais do projeto é que todos os materiais da formação on-line estarão disponíveis na biblioteca do site e os coordenadores pedagógicos poderão potencializar este projeto em suas escolas por meio dos materiais virtuais, incluindo a promoção de fóruns locais.