Formações do EcoAtivos na capital gaúcha estarão associadas a iniciativas ambientais nas escolas
Diversas iniciativas de educação ambiental ocorrem nas escolas municipais de Porto Alegre (RS), mas pela Secretaria Municipal de Educação se encontrar em fase de reestruturação e revisão dos projetos que já acontecem, será importante a equipe do projeto EcoAtivos associar seu Plano Pedagógico de Formação com a política para as escolas.
A visita às instituições de ensino do município mostrou-se enriquecedora, permitindo o conhecimento de diferentes cenários socioculturais. Numa das escolas, descobriu-se uma reserva ambiental nos fundos do prédio, com trilha para os alunos, ao lado de uma rua muito tranquila.
O EcoAtivos poderá inspirar, por exemplo, o aprofundamento no conhecimento de temas da horta e manejo dos resíduos sólidos. Ao mesmo tempo, os trabalhos de arte dos alunos já revelam grande qualidade e preocupação com sua própria identidade.
A parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul também se consolidou, com a previsão de 50 escolas participantes do projeto, em um universo de 165 escolas estaduais do Ensino Fundamental I no município. No Estado inteiro são mais de 1 milhão de alunos em 2.561 escolas.
Neste caso, foram visitadas escolas estaduais da periferia de Porto Alegre, com cenários bastante diversificados. Em algumas, há forte integração e coerência com as formações de educação ambiental que já ocorrem, inclusive com lindos espaços educadores como canteiros e hortas, e ótima relação com a comunidade.
Em outras, o contexto urbano, amplia a necessidade da sensibilização ambiental. Foi possível notar o potencial para o manejo mais adequado de hortas e do trabalho com resíduos de alimentos, por exemplo.