Iniciativa do programa Criança e Consumo irá formar professores da capital federal com início em meados de abril
A reunião que aconteceu no dia 26 de fevereiro de 2018 entre o projeto EcoAtivos, MMA e MEC, permitiu a apresentação dos primeiros resultados do projeto de 2017, com a assinatura de oito termos de cooperação com Secretarias de Educação em todo o país, para o início das formações para sustentabilidade. Também foi apresentado o material impresso que será entregue aos professores e que valoriza a cultura da sustentabilidade para mudança de hábitos, desta que é uma iniciativa do Programa Criança e Consumo do Instituto Alana.
Além disso, surgiu a ideia de a formação on-line em Educação para a Sustentabilidade ser ofertada na plataforma do MEC, voltada à formação de professores em todo o Brasil, sendo que este assunto será amadurecido nos próximos meses.
Estavam presentes na reunião representantes do Ministério da Educação – MEC, Jane Fontana, e do Ministério do Meio Ambiente – MMA, Nadja Janke e Patrícia Barbosa, além da coordenadora geral e pedagógica do EcoAtivos, Mônica Pilz Borba.
Outra importante ação do projeto em Brasília foi a realização de três encontros com diretores das escolas em Brasília nos dias 26 e 27 de fevereiro, reforçando-se a divulgação para inscrições de 100 escolas no EcoAtivos. Os encontros aconteceram em três diferentes polos, no Plano Piloto, Sobradinho e Taguatinga, visando mobilizar uma rede de 125 participantes de 87 escolas.
Os participantes demostraram interesse em integrar as formações e, incialmente, na reunião em Sobradinho, com a presença de Marília da SEEDF, estiveram presentes 37 representantes de escolas de Sobradinho, Planaltina e Paranoá, totalizando 26 escolas.
Já na reunião com diretores no Plano Piloto, cerca de 43 representantes das escolas de São Sebastião, Núcleo Bandeirante, Santa Maria, Gama, Plano Piloto Cruzeiro e Guará, marcaram presença, além da representante Elisa da SEEDF.
Finalmente, os diretores das escolas de Taguatinga reuniram-se com a equipe do EcoAtivos e Elisa da SEEDF, representando um total de 39 escolas de Samambaia, Ceilândia, Recanto das Emas, Brasilândia, Taguatinga.
Como resultado, definiu-se também que todos os projetos realizados pelo EcoAtivos terão um espaço garantido no Diálogo de Ciências, que acontecerá entre outubro e novembro de 2018, com o objetivo de compartilhar as iniciativas e experiências vivenciadas pelos professores e coordenadores pedagógicos.