Secretaria Municipal de Educação tem interesse no projeto como meio de oferecer formações qualificadas à rede pública
O projeto EcoAtivos é uma iniciativa do programa Criança e Consumo do Instituto Alana, que debate e busca minimizar os prejuízos da publicidade abusiva voltada às crianças, em um universo que foi apresentado pela equipe do Instituto para a Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Leila Barbosa, em recente reunião no mês de julho deste ano.
O objetivo foi criar um panorama das iniciativas a favor da infância e deixar claro o papel do projeto EcoAtivos, de propiciar a formação de lideranças socioambientais nas escolas do Ensino Fundamental I a partir dos temas mais atuais da Sustentabilidade e do Meio Ambiente. No encontro, foi possível descobrir que a Secretaria tem interesse em ser parceira do projeto nas escolas, oferecendo aos professores a oportunidade de formações qualificadas.
“E é um passo importante para esses profissionais que atuam em sala de aula receberem a certificação por participar das três etapas da formação”, expressou a coordenadora da SME, Leila Barbosa. A equipe também refletiu sobre o convite para a participação de todos no projeto, a organização do encontro presencial que facilite o transporte dos 500 professores e como oferecer prêmios para os melhores projetos ao final de 2018. Como 100 escolas do Ensino Fundamental I devem participar do projeto, a intenção é de que pelo menos oito escolas de cada uma das treze Diretorias de Ensino sejam contempladas.
Um exemplo inspirador para a Cultura da Sustentabilidade nas instituições de ensino vem das hortas escolares, onde os alunos aprendem a origem dos alimentos que consomem e rompem tabus sobre os sabores dos vegetais. Assim, o encontro na Secretaria também foi a oportunidade para se discutir o quanto o projeto para implantação de hortas em 200 escolas do município – o qual está em fase de organização interna – vai ao encontro às formações do EcoAtivos.